VIVEIRO DE PLANTAS VERDE EM FOLHA 

Ecologia

 

A reprodução de espécies vegetais nativas originárias de ecossistemas ameaçados de degradação em consequência da negligência cultural da sociedade em demonstrar interesse pela sua preservação, é uma alternativa para a resolução da questão da necessidade de posturas urgentes na direção de uma atuação direta no âmbito da preservação do patrimônio genético e da biodiversidade do meio ambiente regional e do planeta.

 

Geonoma schottiana 

Ouricana

 É uma palmeira de beleza ímpar, conhecida e apreciada por paisagistas. Suas folhas são largamente utilizadas em arranjos florais para decoração. A planta demora décadas para atingir o porte adulto, não tolerando transplante. Ocorre nas florestas costeiras, nas encostas, em áreas alvo de ocupações clandestinas e indiscriminadas, que promovem gradualmente a sua extinção.

 

Fosse esse apenas o caso da Geonoma schottiana, estaríamos satisfeitos em atuar de forma direta na causa de sua preservação. No entanto, é a realidade de centenas de espécies.

Estamos admitindo, cientificamente, que a espécie humana poderá promover a sua própria extinção, ato reflexo da sua postura com relação à destruição que promove à custa da sua hegemonia como espécie dominante do planeta.

 

 

Nosso trabalho começa com a preservação das plantas matrizes, depois segue pela etapa de coleta seletiva de sementes (cuidando para que sejam dispersas, também, no próprio local de origem, favorecendo o processo natural), e, finalmente, no cultivo de mudas produzidas, até o período em que podem ser destinadas para o plantio em local definitivo.

 

 

  

 Temos atenção com a reprodução de várias outras espécies de plantas nativas, em especial as do ecossistema da Mata Atlântica, como orquídeas, bromélias, árvores, mencionando apenas algumas.

 

topo

 

Verde em Folha - Est. da Vargem Grande, lote J 

Rocio  - Faz. Inglesa - Petrópolis - Rio de Janeiro-RJ - Brasil    CEP:25725621

 

  ©2021 verde em folha